CARACTERIZAÇÕES DOS SOLOS, FITODISPONIBILIDADE E TEORES PSEUDO-TOTAIS DE METAIS NO SISTEMA SOLO-PLANTA EM CANAVIAIS DO RECÔNCAVO BAIANO

Ano:
2010

A busca por fontes alternativas de energia renovável tem estimulado a produção de cana-de-açúcar, destacando o Brasil como principal produtor mundial. O cultivo intensivo com grandeaporte de insumos agrícolas e resíduos agroindustriais podem comprometer a qualidade dosolo. Esta pesquisa foi desenvolvida nas unidades agrícolas da Usina Unial, município deAmélia Rodrigues-BA, com os seguintes objetivos: caracterizar os solos cultivados com cana-de-açúcar; avaliar os teores pseudo-totais e fitodisponíveis de Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pbe Zn nesses solos; avaliar a eficiência de métodos de extração na predição dafitodisponibilidade desses elementos e a aplicação de método geofísico na avaliação daspropriedades dos solos. Para tanto, selecionou-se sete unidades de amostragens com cincosistemas de manejo: torta de filtro+nitrogênio (T+N), vinhaça +nitrogênio (V+N), torta defiltro + nitrogênio + fósforo (T+N+P), torta de filtro + nitrogênio + potássio (T+N+K) enitrogênio + potássio (N+K), este último em três unidades. Foram abertas quatro trincheiraspara identificação dos solos e determinação dos teores pseudo-totais extraídos com água-régia. Para avaliação da fitodisponibilidade as amostras de terra foram coletadas nas unidadesde amostragens com cinco repetições, empregando-se os extratores HCl, DTPA, Mehlich-3 eácidos orgânicos. Em cada unidade foram coletadas amostras de plantas e submetidas àdigestão nitro-perclórica. Nas determinações analíticas empregou-se a espectrometria deabsorção atômica e de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado. Nas medidasgeofísicas utilizou-se o equipamento SYSCAL-PRO. Os dados foram submetidos à análise daestatística descritiva, correlação de Pearson, teste t de Student e análise de regressão linearsimples e múltipla. Identificou-se quatro classes de solos: Vertissolo Háplico Órticogleissólico (VCo), Vertissolo Hidromórfico Sálico solódico (VGz), Luvissolo Crômico Órticoplanossólico vértico (TCo) e Argissolo Amarelo Distrocoeso arênico fragipânico (PAdx). Osteores pseudo-totais dos metais Cr e Cu nos Vertissolos, Cd no Luvissolo e Ni em ambos ossolos foram superiores aos de prevenção e os teores de Cd e Co aos de intervenção. Os teoresde Mn nos Vertissolos foram considerados excessivos. A disponibilidade de Cu, Co, Fe, Mn,Ni e Zn foi alta nos Vertissolos e Luvissolo e baixa a média no Argissolo, com exceção do Feconsiderado alto. Os metais Cu, Fe, Pb, Zn e Mn exibiram teores médios mais elevados emsolos adubados com vinhaça em relação aos que receberam (T+N) e (T+N+P). Aconcentração foliar de Cu em plantas cultivadas no VCo(T+N) e Mn em todos os solos, comexceção do PAdx, foram classificadas acima do normal. Os ácidos orgânicos extraírammaiores quantidades dos metais. Correlações positivas significativas entre os metais no solo eplanta foram obtidas para Cd e Mn (DTPA); Cu, Mn e Zn (Mehlich-3); Cd, Mn e Zn (ácidosorgânicos); Mn e Zn (HCl). Nos modelos de predição dos teores foliares de Cd, Co, Pb e Zn;Mn e Cu os atributos argila, pH e carbono orgânico, respectivamente, apresentaram maiorcontribuição. As altas correlações entre condutividade elétrica e as propriedades físicas equímicas dos solos indicam a viabilidade desta metodologia para identificar áreas suspeitas decontaminação em condições semelhantes.

Arquivo:
CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB