PALESTRA: Análises Térmicas com Visualização em Tempo Real – Aplicações em Polímeros

Data: 07 de Julho de 2016
Local: Auditório Magno Valente - 6 Andar - Escola Politécnica
Horário: 9:30hs
Organização: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Colaboração: CIENAM - Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial

Professor Titular da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Adjunct Professor da Louisiana State University, Jo Dweck é Doutor em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo, com Pós Doutoramento na Rutgers University, em Análise Térmica de Aditivos Orgânicos para Cerâmica Avançada.
Atua no Ensino e Desenvolvimento de Novas Aplicações de Análises Térmicas em Materiais e Processos desde 1986.
 Prof. Jo Dweck

Resumo
A apresentação tem como objetivo mostrarexemplos de análises por DSC, TG/DTA e DMA de materiais políméricos com visualização em tempo real de suas transformações  térmicas, o que  proporciona um entendimento mais completo das mesmas. Como exemplos por DSC  são mostrados resultados obtidos para PET amorfo, blenda de polietileno de alta e baixa densidade, fibra ótica,  tinta termo-invisível  e recozimento de poliestireno. Por análises simultâneas TG/DTA, são mostrados casos  de poli metilmetacrilato, PET amorfo e fibras de PVA. Também são discutidos exemplos de análises por DMA de flmes de PET amorfo e cristalino. A análise das imagens traz como diferencial, o acompanhamento das mudanças morfológicas durante suas transformações térmicas e a possibilidade de obter análises dilatométricas simultâneas às térmicas.  O acoplamento de sistemas de visualização em tempo real a análises térmicas é sem dúvida uma ferramenta muito útil para sua melhor e mais correta interpretação, e em consequência, para otimização de processos industriais de transformação de polímeros e materiais em geral.

CAPES Periodicos CNPQ Lattes FINEP Petrobrs FABESB